Páginas Facebook: Criar endereço mais simples

Criar uma página no Facebook já aqui foi explicado e é um processo bastante simples, quando se pretende publicitar uma página fora do Facebook convém ter um endereço (url) curto e fácil de memorizar, para isso o Facebook tem uma funcionalidade que se chama “Nome de Utilizador”.

Por defeito o Facebook atribui  um endereço comprido como por exemplo https://www.facebook.com/pages/PaginaDeExemplo/0000000000 , que é difícil de memorizar e escrever por exemplo num cartão de visita, além de feio ninguém se vai dar ao trabalho de copiar todo este texto para o computador para visitar a página do Facebook.

O Facebook permite que em vez do endereço como o exemplo se tenha algo do género https://www.facebook.com/fbptg que aponta para a página que queremos do Facebook, para criar um endereço deste género para as páginas que administram basta aceder a https://www.facebook.com/username/ selecionar a página que querem e atribuir o nome de utilizador que quiserem, atenção que depois de atribuir não o podem mudar.

Até agora para se poder atribuir o nome de utilizador a uma página no Facebook era necessário ter no mínimo 25 “Gostos” nessa página, desde hoje não limite mínimo de Gostos para poderem atribuir os nomes de utilizador.

Páginas de Empresas e outras Entidades

É contra as regras do Facebook criar um perfil de utilizador para uma empresa ou outro qualquer tipo de entidade que não uma pessoa.

O conceito de perfil ou conta aplica-se única exclusivamente a pessoas reais, vejo muito frequentemente no Facebook perfis de empresas, isto está errado e é contra as regras e a qualquer momento podem ver a conta banida.

Para evitar perderem a conta dedicada a uma empresa podem migrar um perfil existente para uma página e assim ficar de acordo com as regras do Facebook, para efetuar esta migração basta aceder à ferramenta criada pelo Facebook para converter um perfil em página sem perder informação, a ferramenta está disponível no link seguinte:

http://www.facebook.com/pages/create.php?migrate

é só seguir os passos da conversão do perfil para um página e deixam de estar a infringir as regras.