Como controlar os seu Filhos no Facebook

Em todas as redes sociais surgem em algum momento pessoas com más intenções, geralmente pelo que é noticiado nos media tudo começa com um contacto em que  o predador de identifica como alguém que partilha os interesses da vitima e na mesma faixa etária.

Controlar isso é muito complicado uma vez que muitos pais não tem formação que lhes permita controlar com quem é que os seus filhos falam através do Facebook, HI5, Msn ou outro qualquer meio através da internet.

Existem vários programas que instalados no PC permitem os Pais controlar os sites a que os filhos acedem, mesmo assim hoje em dia os mais novos aprendem facilmente a contornar as imposições dos sistemas informáticos, continuo a afirmar que a melhor forma de proteger os mais novos é falar abertamente dos perigos que correm na internet, não pode haver tabus, pois a criança não vai perceber a entrelinhas, e vai cair facilmente nos esquemas dos predadores que andam nas redes sociais.

É melhor dizer directamente à criança que não coloque fotografias em Bikini na Praia, ou que não coloque fotografias em que mostre partes intimas do corpo, do que dizer simplesmente “tens que ter cuidado”, também ensinar à criança que por trás de alguém que não conhece e que se identifica como amigo na rede social pode estar alguém que lhe queira fazer mal, e mostrar-lhe noticias verídicas que são publicadas nos jornais… mais vale chocar um pouco a criança para que esta se sinta intimidada sempre que um desconhecido tenta falar com ela na internet… do que ela estar à vontade e se deixar levar e confiar em alguém que não conhece e acabar numa violação ou rapto.

É muito fácil encontrar no perfil de uma criança informações que permitam saber que escola frequenta, o ano que frequenta quem são os amigos, etc… com essa informações um violador pode perfeitamente começar a perseguir a criança e acabar mal…

Outro dos perigos é falsa segurança dada por funcionalidades como perfil privado ou ocultação de informações, muitas vezes utilizam essas funcionalidades para ocultar dos pais informações ou fotografias que não deviam sequer ter sido tiradas. Não é difícil encontrar fotografias de crianças nuas ou usando trajes que deveriam ser mantidos na intimidade nas redes sociais. Tenho a certeza que muitos pais desconhecem essa faceta das filhas ou filhos, muitos só chegam a conhecer quando algo corre mal.

Muitos filhos que já são controlados criam vários perfis nas redes sociais uma para a família e outro para coisas indecentes.

Já agora aproveito para recomendar aos pais que se não tem conhecimentos que recorram a alguém que tenha para proteger os seus filhos… se precisarem de ajuda para recomendar programas informáticos que ajudam na quase impossível tarefa de controlar os seus filhos na internet, teremos todo gosto em fazer um manual para vos facilitar ou recomendar programas que o fazem.

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.